segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PSICOLOGIA SOCIAL

Olá galera, na aula do dia 10/10, (segunda-feira)  a professora Carolina continuou a ministrar sobre a Psicologia Social.

  A Psicologia Social é uma área da Psicologia. Seu objeto, no entanto, não tem sido consensua: para alguns é o estudo do comportamento em interação social e para outros é a dimensão subjetiva dos fenômenos sociais.

 Individuo e Sociedade: Uma Relação Importante

   A Psicologia, ao procurar estudar o ser humano e tornar-se a ciência do psicológico de acordo com as regras e preceitos da ciência moderna ( objetiva, neutra, sistemática e empírica), encontrou dificuldades, pois o sujeito que estuda tem como objeto um sujeito igual a ele. Sujeito e objeto da pesquisa são o mesmo. A exigência da ciência moderna era manter-se afastada do objeto: ser uma ciência objetiva da subjetividade.

Psicologia social:

Surge no século XX, num contexto de guerra
É uma interface entre Sociologia e Psicologia
Estuda a relação do individuo com o seu contexto socio- cultural

Definição para a Psicologia Social:
atitude: predisposição para a ação.
componentes básicos: afetivo e cognitivo
Personalidade: forma padrão de comportamento diante de uma realidade.
Capacidade de julgamento: fazer a probabilidade de situações

Tomadas de decisão:
Nova Psicologia Social: Estuda a influencia do grupo no comportamento do individuo.

A Visão Sociológica:

   Influenciada pelas visões sociológicas, em especial a de Durkheim, afirma o domínio da exterioridade sobre o individuo. Sua mais completa versão está na Teoria dos Papéis Sociais.
    Entendida a sociedade como um conjunto de posições sociais ( como a posição de médico, de professor, de aluno, de filho, de pai), todas as expectativas de comportamento estabelecidas pelo conjunto social para os ocupantes das diferentes posições sociais determinan o chamado papel prescrito. Assim, sabemos o que esperar de alguém que ocupa determinada posição.

 A Visão Psicológica

    Dialogando com a visão sociologica, a Teoria Cognitivista- também produção americana da segunda metade do século XX- acreditou ser necessário fortalecer o individuo na relação com a sociedade e afirmou  que a pressão social, os papeis e as expectativas não terão nenhuma influência  sobre os individuos se eles não as perceberem. Assim a forma como o individuo se põe frente à sociedade, como percebe os outros, como entende as regras sociais, como lhe chegam as expectativas, tudo isso é fundamental para entender o comportamento em sociedade.

Texto Complementar

A Psicologia Social se coloca, assim, ao lado de outras áreas do saber que contribuem para a compreensão dos fenômenos sociais, trazendo para a cena a dimensão subjetiva. Ao atuarcoletivamente  para produzir a sobrevivência, o homem fez  isto na relação com os outros homens. Criou um espaço intersubjetivo importante para seu desenvolvimento e de seu mundo. Criou a humanidade. Todos os fenômenos  que vão acontecendo neste espaço que denominamos de social ( porque é fruto  das relações entre os homens) estão imbricados com a própria constituição do homem. O homem transforma  seu mundo ao mesmo tempo que transforma a si mesmo. Para a Psicologia Socio-histórica estudar, no âmbito da Psicologia Social, estes fenômenos, implica falar da relação do homem com seu mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário